terça-feira, 6 de novembro de 2012

Depoimento da Leila

Olá!
Conheci a Leila na academia e soube da sua história de perda de peso e pedi para que ela fizesse um depoimento a respeito para estimular não só a Cris, mas todas vocês, de que é possível emagrecer de forma saudável e sem grandes traumas! Espero que gostem, vale a pena ler! Beijos.
Ana

Olá pessoal, tudo bem?

Meu nome é Leila, tenho 28 anos e fui convidada pela Ana para dar um depoimento sobre a minha experiência com a reeducação alimentar.
Moro em Campinas e conheci a Ana na academia. Ela ouviu um professor perguntando quantos quilos eu já tinha eliminado e depois veio conversar comigo. Quando ela me falou sobre o blog fiquei super animada com a ideia e aceitei o convite na hora.
Mas, como escrever para o Ana educa Cris sem conhecer a Cris? Por isso, a primeira coisa que fiz foi ler os primeiros posts do blog e assistir os vídeos. E logo de cara já me encantei com a Cris. E sabem o por quê? Porque somos parecidas. E, querendo ou não, entender o outro, saber sobre suas limitações e alegrias e já ter passado por situações semelhantes, nos ajuda na hora de tentar elaborar um depoimento.
Então, vamos lá! Durante minha pesquisa aqui no blog fiz uma listinha com situações muito comuns vividas pela Cris, por mim e por tantas outras pessoas que estão acima do peso:
·         Cris, assim como você, sempre detestei o dia do exame biométrico na escola. Era um martírio ter que pesar e medir na aula de educação física junto com os colegas, pois como você disse, enquanto todo mundo pesava 30 eu também já pesava 50.
·         Eu também não tinha o costume de me alimentar pela manhã e, por isso, também comia um boi no almoço!
·         E o que mais me irrita no meu corpo também é o braço!

E agora as semelhanças com relação a nossa mudança de vida:
·         Também marquei o dia em que iniciei a minha reeducação alimentar (12 de janeiro de 2012).
·         Também diminui o refrigerante quase a zero.
·         E também foco no exercício aeróbico.

Agora, também gostaria de contar um pouco sobre a minha história.
Sempre fui uma criança grande e sempre tive muita tendência para engordar. Mas, comecei a ficar acima do peso na pré-adolescência (com uns 11 anos). Com 10 passei pela minha primeira nutricionista. Não emagreci, mas aprendi a comer um pouco de verdura e legume.
Com 17 anos, o pesadelo para quem está acima do peso: Porto Seguro com a escola! No início daquele ano fui ao meu segundo nutricionista. A pressão da adolescência e de toda aquela situação me forçaram a emagrecer 15 quilos super rápido. Mas, passei fome e não incorporei a atividade física em minha vida. Conclusão: recuperei esses quilos e ganhei mais o dobro.
Com 24 anos descobri que estava com a pressão alta devido ao excesso de peso. (fui para o hospital com a pressão em 18/10). Então, comecei a tomar remédio diariamente para hipertensão e mesmo assim, com todo mundo muito preocupado comigo, não resolvi mudar de vida. Afinal, as pessoas que amo gostavam de mim daquele jeito, por isso, não precisava mudar. Tudo era muito cômodo.
Após três anos de remédio para hipertensão, cansei de ouvir meus pais preocupados com a minha saúde e resolvi procurar uma nova nutricionista. Entre os 17 e os 27 anos fui em outra nutricionista, com 21, mas não obtive resultado algum, portanto, essa seria a quarta!

Então, no dia 12 de janeiro de 2012 fui ao consultório dessa profissional, que foi muito realista comigo. Até um pouco dura. Sai chorando do consultório. Mas, esse chacoalhão serviu como um incentivo para a minha mudança. Pensei em meus pais e em meu namorado, que estavam muito preocupados comigo. Precisava mudar, afinal excesso de peso não é sinônimo de saúde.
Mas, dessa vez, coloquei na cabeça que precisava de uma mudança completa de vida e não apenas de uma dieta rápida. Portanto, estou em um processo de reeducação alimentar muito saudável, como de tudo de três em três horas, bebo muita água e não passo fome. (Inclusive, estou experimentando muitas coisas novas, que antes tinha preconceito em experimentar e já dizia que não gostava.). Também incorporei a atividade física em minha rotina, com duas horas de exercícios aeróbicos cinco ou seis vezes por semana (jump, spinning e corrida). Acreditem, participei da minha primeira corrida de 5k no mês passado e adorei. Quem diria: a Leila atleta!
No meio desse processo comecei a sentir a minha pressão abaixar na academia. Por isso, voltei ao cardiologista e ele retirou o remédio para hipertensão, que tomei por quase quatro anos e achava que iria tomar a vida inteira.
Atualmente, com nove meses e meio de reeducação alimentar já eliminei 37 quilos, meus exames estão ótimos, estou muito disposta e super feliz. Pretendo eliminar mais três quilos, completando 40 no total e ficando dentro do meu peso ideal.
Bom, essa foi a minha história. Sigo diretinho as instruções da nutricionista, que no início me passou uma dieta de 1800 calorias diárias e, após 30 quilos eliminados, diminuímos para 1500 calorias.
Nos finais de semana não me privo de nada, tomo cuidado apenas com a quantidade, pois isso não é um regime, e festas e comemorações acontecem em nossa vida (ainda bem!).
Foi uma média de quatro quilos eliminados por mês. Acredito que o mais difícil seja pensar no processo como uma reeducação para a vida toda e não como um período doloroso em que estamos fazendo um sacrifício e vamos voltar aos antigos hábitos depois.
De acordo com o meu IMC, faltavam apenas três quilos para eu chegar na obesidade tipo III (mórbida). Ah, e como tinha a pressão alta e também já tive hepatite medicamentosa, nunca pensei em tomar remédio para emagrecer e, como sou muito medrosa, a cirurgia de redução de estomago nunca passou pela minha cabeça.
Tinha medo da balança e ficava anos sem me pesar. Quando comecei a reeducação passei a me pesar regularmente, mas para não virar escrava da balança fixei dois dias para a pesagem oficial: na segunda e na sexta. Tenho uma planilha de Excel onde marco os valores da segunda e da sexta e obtenho o saldo eliminado na semana e o ganho ou o gasto durante o final de semana. Assim, consigo organizar a minha rotina de alimentação e treinos sem neuroses.
Bom, é isso. Desculpem me estender no assunto. Parabéns Cris pelos 10 quilos eliminados e boa sorte e vida saudável para todas nós. Também tenho um blog, sobre beleza, onde falo sobre o meu processo e mostro looks, quem tiver interesse dá uma olhadinha lá www.penteadeiradecores.blogspot.com





Muito obrigada,

Beijos,

Leila Cristina Bonfietti Lima

6 comentários:

  1. Leila, Cris, Anaa.. kkkk para quem eu agradeço?! kkkk
    Enfim.. adorei o seu depoimento Leila, muito motivador e estimulante, amei saber de todo o seu processo. Parabéns pela determinação e pelos resultados, realmente somos frutos de nossos desejos. Parabéns e parabéns!
    Amei ter lido esse depoimento.
    #vamoquevamo

    Beeijos,

    Lud!

    ResponderExcluir
  2. Tb adorei, lembrei muito dos meu tempos de sétima série, traumatizante, todas as meninas pesavam 50, 51 no máximo 53 e eu com 70, todos os meninos riram e eu tinha pesadelo com esse número...ah tb odeio meu braço com todas as forças, rs...menina vc tá uma gata!!! Linda demais, parabéns, forças pra nós todas!!! Bjs Cris!!!

    ResponderExcluir
  3. Uauu Cris....parabénnnnns para Leila que sucesso em, é assim mesmo de 4 em 4 kg por mÊs a gente chega lá...
    Super Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Ludmila,
    Que bom que gostou do depoimento e muito obrigada pelos parabéns.
    Muita força para você tbm....
    Tenho certeza que todas vcs tem força para conseguir isso ... O segredo é ir vivendo e não encarar a reeducação como um martírio. Poderosas todas nós somos.
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Ual Leila!!
    Parabéns pela sua força, parabéns pela sua história.
    Eu, a Cris e todas que leram esse depoimento, vamos conseguir assim como você, porque são histórias assim que nos fazem ver o quanto vale a pena!
    Você está linda!!

    Bjs Cris, Leila e Ana

    ResponderExcluir
  6. Isso é que é força de vontade! e não tem jeito, né...a pessoa fica muito mais bonita quando emagrece.É incrível a diferença que faz.Você está lindona!!! :)

    ResponderExcluir